quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Falta chuva e consciência

O mês de agosto é marcado pelas queimadas, diversas áreas de preservação ambiental são devastas pelo fogo. Com a baixa umidade relativa e a falta de chuva, as queimadas seguem causando transtornos a toda população brasileira.

O fogo tem causado estragos por vários estados. O mais prejudicado, segundo dados do Ibama tem sido o Tocantins. Estima-se que o fogo já tenha atingido um milhão de hectares, o equivalente a cerca da metade do tamanho do estado do Sergipe.

Imagens de satélite mostram como a fumaça chega à atmosfera, espalhando monóxido de carbono. Segundo dados do Greenpeace, as queimadas no Brasil emitem mais gases de efeito estufa que toda a atividade industrial de geração de energia. Atualmente a umidade relativa do ar nos estado de São Paulo e Minas Gerais encontram-se em torno de 20% a 25%, já na floresta tropical da Amazônia a umidade relativa está em menos de 15%, situação extrema.

Equipes de ambientalista, bombeiros e o Ibama trabalham diariamente no combate aos focos de incêndio, mas não é apenas com o trabalho desses profissionais que as queimadas vão ser extintas. A sociedade tem que se conscientizar para que problemas tão graves como as queimadas sejam solucionados.

O clima seco e quente predominante é favorável para que as queimadas se alastrem. Todo cuidado é pouco nesta época do ano. O que pode parecer apenas “um fogo de palha” pode se tornar uma imensa queimada. É preciso à conscientização para as questões legais que envolvem a prática, e se for necessário queimar, que seja feito de acordo com a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário!!
Seja sensato e fique a vontade !!!